sábado, 3 de novembro de 2012

Meu amigo Michael Jackson- Parte 32

'Em uma base diária, eu estava dentro e fora do estúdio com Michael, mas a maior parte do tempo eu estava fora - tendo reuniões em seu nome. O mais perto que eu estive do funcionamento do vasto império de Michael Jackson, mais eu vi razão para se preocupar.
Eu tinha notado os jogos de poder, desde o início, mas agora ficou claro para mim que os problemas estavam aumentando. Havia muitas empresas e funcionários envolvidos, e ninguém para governar o navio. Gestores de seus talentos estariam fazendo um acordo enquanto seus gerentes comerciais estavam negociando um acordo conflitante em outro lugar.
A organização de Michael estava em um estado de caos. O resultado de todo esse caos foi que as finanças de Michael eram uma bagunça. As pessoas estavam se aproveitando dele. Sua organização tinha escritórios com as despesas ridículas. As pessoas na sua folha de pagamento estavam cruzando o mundo, voando de primeira classe, e não tínhamos ideia de quem estava voando de onde ou porque sua viagem era mesmo necessária.
Michael estava pagando a conta de 500 telefones celulares a cada mês! Ele estava sangrando dinheiro. Era insustentável, e algo tinha de mudar, mas quando eu chamei sua atenção para os problemas, ele me pediu para corrigi-los em uma base, caso a caso.
Eu sabia que precisava de uma abordagem mais sistemática. Então, no início de 2000, uma equipe de empresários, Court Coursey e Derek Rundell visitaram Neverland. Court e Derek haviam sido apresentados a Michael alguns meses antes por um dos advogados de Michael, em Atlanta.
Embora os dois já tivessem se reunido com ele em várias ocasiões, aquele dia de inverno foi a primeira vez em Neverland. Eles estavam lá para lançar uma oportunidade semelhante ao American Idol (que não havia estreado nos Estados Unidos até 2002), chamado Hollywood Ticket.
A ideia era que Michael estava indo para encontrar a próxima grande estrela - com um componente de votação pela Internet. Após a reunião, que correu muito bem (Michael decidiu investir na empresa), Michael foi inesperadamente chamado para fora da cidade. Para o resto de sua visita, eu servi como anfitrião para Court e Derek, mal sabendo que ali seria o começo de uma longa amizade entre nós três.
Tal como aconteceu com muitos empreendimentos na vida de Michael, Hollywood Ticket não deu certo; o interesse de Michael diminuiu, e sem seu envolvimento, não houve acordo. Court e Derek estavam decepcionados, mas ficamos em contato.
O trabalho de lidar com os detalhes cotidianos dos negócios de Michael tinha recaído sobre mim, e quando eu quis endireitar a sua organização de forma mais séria, eu sabia que meus novos amigos Court e Derek teriam a experiência certa para avaliar a situação.
Pedi-lhes para se encontrar com Michael novamente. Em antecipação à reunião, com a permissão de Michael, eu coletei os documentos financeiros que necessitavam, a fim de avaliar objetivamente a sua situação.
Nesta reunião, Court e Derek foram extremamente contundentes, o que era uma raridade no mundo de Michael. Eles abordaram a disfunção que viram na organização de Michael. Significativas somas de dinheiro estavam desaparecendo em projetos questionáveis.
É provável que nunca ninguém tinha dado à Michael uma avaliação sincera até este ponto em sua vida. Court e Derek mostraram compaixão por ele e respeito pelos seus talentos, mas deixaram claro que as coisas precisavam mudar.
Se ele continuasse gastando à sua taxa atual, ele estaria com problemas financeiros graves em cinco anos. Após essa reunião, Michael gradualmente deu-me mais e mais responsabilidade pela supervisão da organização. Quando a tarefa passou a ser muito grande para eu lidar sozinho, eu disse a ele que eu precisava de ajuda, e nós concordamos que eu deveria levar Court e Derek para endireitar as operações.
Agora teríamos a força de trabalho e experiência para resolver alguns dos problemas que tanto me perturbavam. Nós quatro estávamos em um hotel em Miami, quando chegamos a este acordo. Às duas da manhã, nós terminamos nosso trabalho para a noite, e estávamos programados para sair da cidade no dia seguinte, quando, de repente, eu tive a idéia louca de que deveríamos jogar beer pong em nosso quarto de hotel.
Eu nunca tinha experimentado a vida universitária, mas eu tinha sido apresentado ao beer pong enquanto eu estava no colégio, pouco antes de eu começar a trabalhar para Michael.
'Vamos chamar a portaria e pedir uma mesa de pingue-pongue' sugeri.
'Você está fora do seu juízo!' disse Court.
'Qual é o problema?' Perguntei.
Eu estava tão acostumado aos pedidos extravagantes de Michael, eu pensei que era perfeitamente normal pedir uma mesa de pingue-pongue a um quarto de hotel.
'Nada..' disse Court 'Vá em frente!'
A mesa de pingue-pongue chegou, e montamos seis grandes copos de plástico de cada lado. Eles deveriam estar cheio de cerveja, mas substituímos por Asti Spumante. Se você lançasse com sucesso uma bola de pingue-pongue em um copo, o seu oponente teria que beber.
O vinho não era definitivamente uma boa ideia. Não foi o álcool que nos matou. Foi o açúcar que nos derrubou. Na manhã seguinte, nos encontrávamos os quatro esparramados em torno da suite, um em cada sofá, um em cada cama.
Nós perdemos nosso voo. Foi uma noite boa, mas tivemos um verdadeiro trabalho à nossa frente. Após o nosso regresso à Neverland, Court, Derek e eu auditamos toda a organização e comecei a agilizar as operações.
Assim como reorganizávamos, também supervisionávamos as operações diárias. Ao longo do caminho, novas questões surgiram no rancho. Desde os novos cisnes negros que tinham que ser providenciados - depois que um coiote dizimou o grupo - até descobrirmos o motivo das cobranças duplicadas para as alpacas*.
(*alpacas: animais semelhantes às lhamas - nota do blog)
Sabíamos que Michael ficaria perturbado quando ele voltasse para casa e descobrisse as cobranças duplicadas - havia sempre algo exigindo atenção. Nós trabalhamos com seus contadores para descobrir quem não tinha pagado a conta.
Nós assinávamos todos os bilhetes de avião. Tudo teria que passar por nós. Nós trabalhamos o 24/7 para Michael, e foi um trabalho árduo. No início, eu passava tudo para Michael, mantendo-o no circuito, mas quanto mais ele se aprofundava trabalhando em Invincible, menos ele queria lidar com o que eu estava fazendo nos negócios.
Quando ele tinha feito Thriller, Bad, Dangerous, tudo em sua vida tinha sido executado sem problemas, e esta falta de complicação era evidente na qualidade do seu trabalho. Mas desde 1993, as coisas tinham sido mais complexas, com as acusações de Jordy alimentando os outros crescentes problemas financeiros e legais que tinham surgido.

Créditos a http://offthewall.forumeiros.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário