sábado, 29 de setembro de 2012

Meu amigo Michael Jackson- Parte 9


Billie Jean era originalmente intitulada Not My Lover (Não é minha amante). Quincy Jones, co-produtor de Michael em Thriller, na verdade, não a queria no álbum, mas Michael insistiu e ele estava certo. Tudo o que Michael fez foi incrível, mas se eu tivesse que escolher um desempenho de sua obra como a quintessência e culminação, seria Billie Jean. Toda vez que eu o vi desempenhar foi um momento impecável, cativante no tempo. Ele sempre me deu arrepios.
Como a turnê avançava, eu passei a conhecer alguns outros amigos e associados de Michael. Em Santiago, Chile, o dermatologista de Michael pagou-lhe uma visita. Michael tinha uma doença de pele chamada vitiligo. Ele havia me contado sobre ela no início daquele ano, em Neverland, explicando o que causava manchas na sua pele e tirar a sua pigmentação.
Ele me mostrou algumas fotos de pessoas que tiveram casos avançados, aqueles cuja cor de pele era escura. tinham manchas dramáticas e desfigurantes de branco por todo o corpo. Michael me disse o quanto ele odiava a doença, mas como ele se sentia feliz de ser capaz de pagar o tratamento, que envolvia clarear o restante de sua pele para uniformizar a cor. Michael disse que o seu dermatologista, Dr. Arnold Klein, era o melhor no negócio, todo mundo o procurava, mesmo Elizabeth Taylor.
Uma mulher chamada Debbie Rowe, que trabalhou para o Dr. Klein como uma enfermeira, acompanhou-o a Santiago para tratar a pele de Michael e para ver alguns de seus shows. (...) Na turnê eu testemunhei Michael trabalhar com Brad Buxer, o músico, na canção Stranger in Moscow.
Moscou tinha sido uma parada antes da turnê, antes de Eddie e eu termos chegado. Durante a sua estada na cidade russa, Michael estava se sentindo profundamente triste e sozinho por causa das alegações que ele estava enfrentando. Ele estava sentado no chão do closet em seu quarto de hotel, chorando, quando a música chegou até ele.Brad foi diretor musical Michael musical e produtor musical pessoal de Michael, na época, e havia uma proximidade única com a sua colaboração. Michael contou a Brad a ideia para a música, dando-lhe uma melodia. Brad, que tinha montado um estúdio de gravação em seu quarto de hotel, criou a música em torno dessa melodia.
Eles trabalharam na música constantemente, Michael cantando elementos e dando batidas para Brad, e Brad os transformava em música. Ao assistí-los compondo, eu vi como uma canção começa com uma ideia, com acordes simples, e aumenta à medida que o tempo passa.
Michael dizia que ele gostava de deixar uma música se criar por si mesma. Ela lhe diria o que precisava. Ele espontaneamente começar a cantar e dançar em volta do hotel, enquanto a música evoluia em seu coração e mente.Stranger in Moscow sairia no álbum HIStory. Será sempre uma das minhas músicas favoritas porque eu assisti Michael criar e produzi-la do início ao fim. Eu estava mesmo no set, quando gravou o vídeo, cerca de três anos mais tarde. Foi a música que me fez cair no amor com a arte de fazer música.
Michael foi me apresentando para um mundo extraordinário. Além de experimentar os concertos e a música, eu estava viajando, vendo novos lugares, conhecendo fãs e dignitários. Meu mundo inteiro ampliou dramaticamente e de forma permanente. Eu vi que o mundo era muito maior do que toda a escola secundária.
Eu aprendi a apreciar e respeitar as diferentes culturas. Mas a minha maior revelação pessoal foi descobrir a emoção de fazer arte significativa e ter as pessoas reagindo a ela. Michael, como meu mentor, reconheceu esse impulso e o alimentou em mim.
Quanto a Eddie, Michael viu os seus interesses e talentos e o orientou em outra direção. Eddie sempre foi um músico fantástico. Quando ficou mais velho, ele iria expandir seu conhecimento aprendendo os aspectos técnicos da produção de gravações. Michael sempre disse para Eddie: 'Seja um mestre nisso. Sua hora vai chegar. Seja paciente. Continue escrevendo. Mantenha o foco.'
Eu mal vi que sob a tutela de Michael, Eddie e eu estávamos tendo algo como experiências paralelas. Próximos como estávamos, nós não falamos muito sobre o que estava acontecendo na turnê, com Michael, e dentro de nós mesmos. Estávamos muito ocupados vivendo.
O que era quase impossível para nós compreendermos foi que, ao mesmo tempo que Michael nos uma experiência de mudança de vida, ele estava enfrentando um dos momentos mais difíceis de sua própria vida.
'O ano é 1993. Pense em todas as coisas horríveis que você ouviu sobre Michael Jackson em torno deste tempo. Pense em todas as piadas em programas de fim-de-noite, todos os rumores feios, todas as acusações e todos os nomes.
Agora imagine sendo a pessoa - a pessoa inocente - para quem toda esta energia e ódio ridículo e negativo está sendo dirigido. Imagine o estrago que lhe causaria, mesmo o mais forte dos homens.
Michael era um profissional. Embora as suas performances nunca sofressem durante esta época do julgamento, ele mesmo o fez. Ele dizia: 'Eu tenho pele de rinoceronte. Eu sou mais forte do que todos eles.' mas Eddie e eu pudemos ver a verdade por trás da bravata. As acusações que o pai de Jordy tinha feito contra Michael foram uma fonte de ansiedade implacável para ele.
À noite, às vezes, ele desabafava:
'Eu não acho que vocês percebam' ... e nós certamente não o fazíamos... 'Eu tenho o mundo inteiro pensando que eu sou um molestador de crianças. Vocês não sabem o que se sente ao ser falsamente acusado, ao ser chamado de Wacko Jacko. Dia após dia, eu tenho que subir no palco e me apresentar, fingir que tudo está perfeito. Dou tudo o que tenho, eu dou o desempenho que todos querem ver. Enquanto isso, meu caráter e reputação estão sob constante ataque. Quando eu saio fora dessa parte, as pessoas olham para mim como se eu fosse um criminoso.'
Eu acho que sem o nosso conhecimento, proteger ao meu irmão Eddie e a mim deram a força necessária para que Michael continuasse a turnê, enquanto ele pudesse. Especialmente Eddie, que tinha apenas 11. Michael era o responsável por nós. Ele não poderia desmoronar na frente das crianças. Ele tinha que ser forte para nós, e de alguma maneira, isso o ajudou a manter-se.
Quando chegamos na Cidade do México, ninguém, incluindo o próprio Michael, sabia que seria a última parada da turnê. Quer seja pela angústia mental causada pelas acusações de pedofilia ou o desgaste físico por realizar tantos shows, Michael estava em profunda dor, a cada noite.
Durante cada show, ele perdia muito líquido e estava em risco de desidratação, e ele precisava de um médico, às vezes dois deles, para ajudá-lo a se recuperar. Eles o visitavam durante todo o dia para dar-lhe os nutrientes e hidratá-lo. Ele bebia Ensure, um complemento de vitaminas e proteínas, para se reabastecer.
Mas, então, à noite, um médico sempre vinha antes dele dormir, para dar-lhe o que ele chamava de 'remédio'. Eu era uma criança. Tudo o que eu sabia era que o médico lhe dava este medicamento para ajudá-lo a adormecer. Só mais tarde eu saberia que era Demerol.
Michael foi introduzido à prescrição médica, em particular o Demerol, antes de eu conhecê-lo. Em 1984, seu cabelo pegou fogo enquanto ele estava gravando um comercial da Pepsi. Ele sofreu queimaduras de segundo e terceiro grau no couro cabeludo e no corpo. Eram terrivelmente dolorosas e os médicos prescreviam analgésicos.
Agora, em turnê, e novamente em profunda dor física, Michael havia voltado a essas drogas.Talvez ele estivesse simplesmente seguindo as ordens dos médicos: a sua adrenalina estava tão alta após cada show, que esta seria a única maneira dele poder dormir.
Por tudo o que sei, os tratamentos podem ter sido ideia dele. No entanto, ao longo do tempo, Michael começou a confiar no Demerol para relaxar após os shows, e muito provavelmente para escapar do estresse esmagador, da pressão e das responsabilidades de sua vida extraordinária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário