sábado, 29 de setembro de 2012

Meu amigo Michael Jackson- Parte 4


Queríamos sair com ele e Michael não poderia dizer não, não para nós ou para qualquer outra pessoa que ele cuidasse. Michael, Eddie e eu ficamos até tarde da noite conversando. Ficamos deitados no chão em frente à lareira, folheando revistas enquanto Michael contava-nos algumas fofocas do mundo do entretenimento, nos dizendo como ele tinha ido à casa de Eddie Murphy para jantar e como Madonna tentou seduzi-lo.
Cientes de nossas idades, ele tentou explicar delicadamente o convite de Madonna para acompanhá-la ao seu quarto de hotel, sem recorrer a palavras como 'seduzir'. 'Ela ... ela me pediu para acompanhá-la ao seu quarto.' Ele colocou as mãos sobre o rosto. 'Eu era tão tímido, eu não sabia o que fazer', confessou.
'Você deveria ter ido. Eu teria feito qualquer coisa por uma noite com Madonna' eu disse a ele. Eu era jovem, mas já era louco por garotas. Michael era o oposto, no entanto. Ele não estava acostumado a ser posto em tais situações onde ele deveria se sentir ou ser romântico. Ele não era gay. Ele estava definitivamente interessado em mulheres, e quem o viu dançar não poderia deixar de reconhecer sua sexualidade poderosa. Mas ele era inibido.
Esta inibição era, em parte, resultado da vida na estrada que Michael teve desde que era jovem. Naquela noite, Michael nos contou que, começando quando ele tinha cinco anos, ele esteve em turnê com os Jacksons. Às vezes, o ato antes do Jackson 5 era um show burlesco. Michael, olhando do lado do palco, via que artistas do sexo feminino eram, muitas vezes, mal tratadas pelos homens.
Após o show, ele e Randy iriam esconder-se debaixo da cama, enquanto seus irmãos mais velhos traziam as meninas para o quarto. Quando Michael começava a rir, Jermaine tirava ele e Randy debaixo da cama, para fora do quarto. Mas não antes de Michael ver e ouvir mais do que uma criança da sua idade provavelmente deveria.
Michael estava sempre contando histórias sobre seus irmãos. Ele nos contou algumas dessas histórias como se fossem engraçadas, mas agora está claro para mim que elas não eram engraçadas em tudo. Michael tinha sido exposto ao sexo em uma idade muito jovem e tinha esta experiência profundamente marcada nele. Como resultado, quando se tratava de mulheres, era como se estivesse congelado no tempo.
Mais tarde, depois que seus irmãos estavam casados, os membros da família deixaram de ser tão próximos quanto eram uma vez e, gradualmente, o Jackson 5 foi sendo afastado. No topo de seus temores de intimidade, Michael não queria cair na armadilha de deixar que algo o distraísse de sua música.
A partir de uma idade muito jovem, o trabalho era a primeira prioridade de Michael. Ele era muito profissional. Ele estava no ponto o tempo todo. Eu acho que é porque quando ele estava trabalhando, ele se sentia mais confortável, mais no controle. Mesmo quando seus irmãos mais velhos estavam jogando basquete ou outro esporte, ele apenas iria sentar-se e assistir e cantar as melodias.
Ele nunca participou (e eu só posso supor que ele teria sido bem-vindo, mesmo que isso teria significado um jogo de dois contra três). Uma das razões era que seu pai nunca realmente quis que ele participasse. Ele era mais protetor sobre Michael do que ele era sobre os outros irmãos. Claro, isso pode ter sido porque Michael era, como eu vi muitas vezes, chocantemente ruim em esportes. Eu nunca poderia entender isso.
Aqui era o cara com o sentido mais extraordinário do ritmo no mundo e ele não podia mesmo driblar corretamente no basquete. Ele disse que era ainda pior no beisebol. Mas o ponto é, Michael não queria nada em relação aos esportes e nem mulheres afetando seu trabalho. Quando ficou mais velho, Michael ficaria em casa para ensaiar e coreografar as rotinas de dança. Quando os irmãos voltaram, Michael iria ensinar-lhes as rotinas. Ele era o caçula dos Jackson 5, mas também o mais sério.
Mais tarde, naquela noite, a nossa conversa voltou-se para Jordy, que estava hospedado com sua mãe e irmã no bangalô para hóspedes. Eu disse: 'Oh, ele é realmente muito bom. Da próxima vez que você vier para Nova York, você deve levá-lo a nossa casa.'
'Sim, devemos levá-lo à Nova York, ele nunca esteve lá', respondeu Michael.
'Por que Jordy não fica com a gente?' Eu perguntei.
'Eu não sei -Jordy nunca fica no meu quarto' respondeu Michael. Eu gostaria que fosse apenas assim...'
Então, naquela noite, nós três conversamos em frente ao fogo até por volta de duas da manhã, altura em que decidimos invadir a geladeira. Fomos para a cozinha e aquecemos um pudim de baunilha (um dos petiscos favoritos de Michael) no microondas, pegamos chips, Creamsicles de laranja, biscoitos de baunilha e as caixas de suco. Levamos tudo ao quarto e ficamos até as quatro da manhã conversando e ouvindo histórias fascinantes de Michael.
Como ele faria novamente em futuras visitas, Michael ofereceu a cama para mim e Eddie e disse que iria dormir no chão, mas acabamos todos dormindo no chão. Eu amei a adormecer perto do crepitar do fogo morrendo. A partir dessa visita, até que eu ficasse mais velho o suficiente para querer privacidade, sempre que eu ia à Neverland, eu fazia a minha cama ao lado da lareira.
Deixe-me ser absolutamente claro: por mais estranho que pareça um adulto ter como 'hóspedes' uma dupla de crianças, não havia nada sexual sobre isso, nada que fosse evidente para mim, então, como uma criança, e nada que eu possa ver agora, como um homem crescido, examinando o passado.
Era inofensivo. Michael era realmente apenas uma criança no coração. No dia seguinte dormimos até ao meio-dia.
'No dia seguinte dormimos até ao meio-dia. O chef de Michael, Buckey, era famoso por seus hambúrgueres. Tivemos hambúrgueres e batatas fritas para o almoço. Em seguida, Michael disse: 'Você tem 2.700 hectares. Seja livre. Faça o que quiser.'
Ele exortou-nos a explorar por conta própria, mas o que mais queria era estar perto dele e para que ele nos mostrasse o que fazer. Então nós passamos o dia jogando no arcade e correndo juntos por Neverland. Michael jogava por nada.
Naquela noite, Michael sugeriu que todos nós fôssemos ao Toys R Us. Quis saber se seu motorista iria nos levar, mas Michael disse: 'Não, eu vou dirigir.'
Então, nós nos empilhamos em um Dodge Caravan marrom feioso. Sentei-me na frente, e meu irmão, June, Jordy e sua irmã sentaram-se na parte de trás. Michael Jackson, usando um (chapéu) fedora nos levou à loja. Eu disse: 'Eu não posso acreditar que você está dirigindo.' Eu nunca tinha visto Michael dirigir um carro. Foi um grande espetáculo.
Quando chegamos na Toys R Us, as luzes estavam acesas, mas as portas estavam trancadas. Meu coração afundou-se, mas, em seguida, vários membros do pessoal correram para a porta, abriram-na e disseram: 'Olá, Sr. Jackson, venha aqui!' Eles claramente aguardavam nossa chegada. A loja estava completamente vazia de outros clientes.
Parecia Natal. Michael pegou um carrinho vazio e disse: 'Vá em frente, peguem o que quiserem.' Nós sabíamos que isso significava que teríamos que correr por toda a loja. Não havia limite para o que poderíamos comprar. Mas eu e meu irmão não estávamos confortáveis, apenas enchendo um carrinho com brinquedos. Jordy pareceu sentir-se da mesma maneira.
Nós andávamos pelos corredores, saboreando a sensação de que a loja estava aberta para nós. Ela era nossa. Mas quando descemos para concluirmos as compras, acabamos por escolher um punhado de pequenos itens, nada de muito louco. Nós éramos extremamente respeitosos. Além disso, não haveria muito tempo para divertir-se com eles quando voltássemos para Neverland. Michael, entretanto, tinha rapidamente empilhado três carros cheios de brinquedos que ele queria.
Michael amava colecionar brinquedos. Ele não necessariamente brincava com eles, ou mesmo os tirava de seus pacotes. Mas ele com certeza gostava de comprá-los. Em Neverland tinha um quarto cheio de brinquedos fechados que ele estava guardando como itens de colecionador.
Ele também prestava muita atenção aos novos brinquedos que chegavam no mercado. Ele estava interessado no que seria popular - com o que as crianças estavam brincando e por que elas eram atraídas por esses brinquedos em particular.
Michael aproximava-se da cultura popular com a mesma intensa curiosidade intensa que ele observava as tendências em brinquedos. Ele estudava as listas de músicas Top 10 e também seguia a lista best-seller de livros do New York Times. Era parte de como ele desenvolvia uma maneira admiravelmente ampla - até mesmo no sentido universal - do que as pessoas queriam ver, ouvir e experimentar.
Eu estava aprendendo com Michael. Ele me ensinou a buscar o conhecimento. Ele me incentivou a estudar. Ele me disse para ser humilde e respeitar os meus pais, especialmente minha mãe. Ele avisou-me para ficar longe de festas aonde havia o uso de drogas e cigarros, dizendo: 'Tome uma bebida e se divirta, mas se você não puder sair de um lugar com seus próprios pés, você é um vagabundo.'
Ele me inspirou a ser o melhor que eu poderia ser. Porque ele estava conectado comigo, fui receptivo à sua influência. Na escola, eu não era um bom aluno. Desde o jardim de infância, eu tinha sido um sonhador, perdido em meu próprio mundo. Mas Michael me fez ver que a escola não era a única maneira de aprender. Ele disse que algumas das pessoas mais bem sucedidas do mundo, como Thomas Edison e Albert Einstein, não tinham ido bem na escola.
Eu poderia aprender sozinho o que eu precisava saber para se tornar um mestre do meu ofício escolhido. Não importasse o que eu fizesse, Michael acreditou em mim.Eu poderia ser um líder e um criador. Meus pais viram a influência que Michael tinha sobre mim, e foi uma das razões pelas quais eles encorajaram o nosso relacionamento.
Quando o verão chegou ao fim, Eddie e eu voltamos à Nova Jersey. Eu estava começando a oitava série. Eddie estava começando a sexta. Nossos pais haviam se mudado durante o verão, e nós viemos para uma nova casa em uma cidade nova. Enquanto isso, Michael voou para Bangkok. Durante o ano passado tinha sido turnê internacional de seu álbum Dangerous e após uma pequena pausa, agora era hora dele ir para à estrada.
Eddie e eu nos despedimos, mas não tínhamos ideia de quanto tempo se passaria antes de podermos ver o nosso amigo novamente, o quão longe de casa nós estaríamos, e em que circunstâncias infelizes Michael estaria envolvido.
'Em nossa nova casa em Franklin Lakes, New Jersey, a influência de Michael era cada vez mais evidente. Meu pai gostava das estátuas de pedra que enfeitavam Neverland, então ele saiu e comprou estátuas semelhantes para decorar o nosso quintal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário